..:: Pescuma ::..
 
  Artigo

Luiz Guilherme Ravacci Pires
Mestre em Eng. de Produção. Diretor da LogSim – Serviços em Logística – com 17 anos de atuação como gerente e diretor de empresas - Embraer, Coca Cola, Renault, Drogacenter, Scarlat Industrial, Central Park, Droga Raia. Atuando nos segmentos: aeronáutico, consultoria, bebidas, automobilístico, distribuição de medicamentos, atacado de consumo, produtos químicos, operador logístico, rede de drogarias.


guilherme@logsim.com.br  - www.logsim.com.br

Como reduzir as perdas em sua empresa?

Podemos definir perdas como eventos que provocam a redução do lucro ou o prejuízo da empresa. Perdas, desperdícios, problemas, fazem parte do grupo de palavras indesejadas aos ouvidos. E tudo o que é indesejado, deve ser combatido para aliviar o caminho do empresário, do executivo e do profissional determinado.

Boa parte das perdas seriam eliminadas se pudéssemos convidar o capitão Nascimento para tomar conta do nosso negócio. As perdas devido aos pequenos furtos, por erros não controlados e pela negligência não monitorada, seriam intimidadas pela presença da austera força policial em todos os pontos ao mesmo tempo.

Porém manter um profissional deste porte, implica em custos que não são permissíveis para as pequenas e médias empresas, e que tem impacto representativo mesmo para as grandes empresas.

Assim sendo, quem deve fazer a gestão da prevenção e do controle das perdas em sua empresa?

Em muitas organizações cabe à área de Logística desenvolver este papel. Numa atuação junto com a função segurança patrimonial, a logística interfere em muitos dos processos de alto risco, que ao serem vulneráveis criam o ambiente propício para a propagação das perdas.

Experiências comprovadas mostram que as perdas podem ser reduzidas em até 40% a partir da aplicação profunda e constante de ações nos pontos certos. Para identificar e agir decisivamente sobre estes pontos, o envolvimento dos gestores dos negócios, sejam gerentes de vendas, compras, logística, financeiros, é fundamental.

Se de um lado, a logística faz a promoção e condução dos projetos de redução de perdas, do outro lado, cada gestor tem sua contribuição e sua meta a atingir.

Assim, não cabe chamarmos o comandante da tropa para este combate, e sim destinar a função ao gestor, à liderança que já temos na empresa. Fazer a coordenação de ações sobre:

• Pessoas,
• Processos,
• Tecnologia.

orienta a energia da empresa para trabalhar no caminho certo da redução das perdas.

Tive a oportunidade de desenvolver ações de prevenção e redução de perdas em empresa líder de mercado no segmento de bebidas, numa multinacional montadora de veículos, em atacadista de bens de consumo, em transportadora e numa rede de lojas do varejo com atuação nacional. Uma verdade é comum: os planos de ação bem definidos e a persistência na execução são infalíveis.

Menos furtos, menos quebras, menos faltas e menos erros são conseqüência de mais foco nas causas e mais ação dos líderes. Neste momento em sua empresa, as perdas provocadas por manobras geniais ou pelo efeito “formiguinha” estão acontecendo. O simples fato de tomarmos a decisão de enfrentá-las é sinal que queremos aproveitar o momento da economia para aumentar o faturamento, para crescermos e sermos eficientes.

Cel. (16) 9 9209.2849   |   Nextel (16) 7813.3874  -  96*81175   |   contato@pescumatreinamentos.com.br
   
2010-2015 | RAFWEB.com.br   -   WEBMAIL